A Covid-19 pegou todos de surpresa, e a quarentena ainda mais. Muitos especialistas sugerem que a crise causada pela doença pode ser a pior da história, e isso já começa hoje: muitas pessoas perderam os empregos ou tiveram seus salários reduzidos, além de enfrentar diversos outros problemas.

Mesmo assim, há muito que podemos fazer. Neste artigo, daremos 5 dicas para sair da crise e ter uma maior liberdade financeira em 2020. Vamos lá?

1. Corte gastos supérfluos

gastos

Agora que todos têm menos dinheiro para gastar, é uma boa ideia reavaliar seus hábitos de consumo e ficar de olho em gastos desnecessários. 

Por exemplo: com a quarentena, a maioria das pessoas agora está em casa. Isso faz com que a internet móvel (3G, 4G) seja desnecessária em boa parte dos casos. Por que pagar por algo que você não usa?

Utilize esta mesma lógica para assinaturas digitais, cartões fidelidade, TV a cabo e quaisquer outros produtos e serviços que você não usa.

2. Planeje seu fluxo de caixa

Saber o que vai entrar e o que vai sair da sua conta é um dos princípios para sobreviver a qualquer crise e estar sempre preparado para qualquer situação. 

Se você não tem esse hábito, é uma boa hora para começar: liste todas as suas fontes de renda e todos os seus gastos principais, analise tudo e tente prever como será sua situação financeira daqui a um mês, 3 meses, 6 meses e um ano.

Também é interessante ter uma reserva financeira para emergências e manutenções. Agora que estão todos em casa, móveis, eletrodomésticos, encanamentos, etc. tendem a se desgastar mais rapidamente. 

Se a pia quebrar, o que você acha que é melhor? Ter uma reserva preparada para a situação ou precisar tirar dinheiro de outras áreas mais importantes? A resposta é óbvia.

3. Invista em capacitação profissional

Pode não ser o seu caso, mas muita gente tem bastante tempo livre agora na quarentena. Em vez de utilizar esse tempo para ficar vendo séries ou passar o dia todo no Facebook, tente aprender alguma habilidade nova! O Youtube e a Internet, de modo geral, estão cheios de conteúdo gratuito sobre os mais diversos assuntos.

Aprender novas habilidades é excelente, pois cria oportunidades de trabalho e também pode ser muito prazeroso. Se você aprender a resolver algum problema ou atender a alguma necessidade que está em alta, é bem possível que consiga uma renda extra ou até mesmo um novo emprego.

4. Crie um negócio online

Se existe algo que a crise não derrubou, foram os negócios virtuais. Mesmo com a quarentena, os empreendimentos online continuam crescendo e inclusive se tornaram alternativas aos modelos físicos.

Se você tem uma empresa, faça questão de que ela esteja na web, seja com uma página nas redes sociais ou site institucional. Caso seja um funcionário, essa é uma chance interessante para aprender a empreender com uma loja virtual ou blog. 

Existem muitos tipos de negócios na Internet, mas o importante é tentar!

5. Fique atento a oportunidades

sair da crise

Como já foi dito, atender necessidades em alta é um modo interessante para ter uma renda extra. E a Covid-19 certamente criou muitas necessidades que não eram tão importantes antigamente.

Os serviços de delivery, por exemplo, cresceram espantosamente. Os negócios virtuais também. Diversos processos tiveram que ser alterados para se encaixarem no novo normal, e muitos deles podem durar mesmo depois da pandemia. 

Encontre as oportunidades que surgirem e aprenda a utilizá-las aseu favor.

A quarentena não está sendo fácil para ninguém, mas há muito que você pode fazer. Controle os gastos, torne-se um profissional melhor e entenda as mudanças do mundo, e você certamente terá sucesso em sobreviver à crise.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os amigos! E para mais dicas financeiras, continue de olho no nosso blog. Até mais!